Impressora 3D usando plástico reciclável

Vamos debater o futuro do nosso planeta. Noticias,idéias,tudo é aproveitado.

Moderador: Margarida

Avatar do usuário
Xevious
Administrador
Administrador
Mensagens: 433
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 2:01 am
De onde voce vem?: Da Singularidade
Gender:
Brazil

Impressora 3D usando plástico reciclável

Mensagempor Xevious » Qua Mar 13, 2013 10:11 pm

Imagem

Você provavelmente quase não ouviu nada sobre impressoras 3D, mas escute bem este nome. Provavelmente em um futuro próximo vocêpoderá ter uma ou utilizará alguma coisa feita por uma dessas. Essa tecnologia ainda é nova porém em poucos anos e com a crescente demanda por peças ela será um enorme trunfo para quem precisa construir qualquer coisa. Desde peças de brinquedos, peças de reposição até órgãos e ossos humanos!

Claro que esta não imprime ossos, mas o processo envolve basicamente usando a corda de plástico (ou de filamentos, como é chamado) para criar objetos ou peças. Que tipo de peças? Bem, olhe em volta para sua casa e você vai ver uma tonelada de itens de plástico que poderiam ser facilmente reproduzidas através de uma impressora 3D. Copos, anilhas, contentores, brinquedos, caixas de plástico e a lista continua.

Agora que está tudo muito bem, mas o problema é o filamento é caro – acho que a tinta da impressora jato de tinta caro – e não recicláveis. Bem, até agora.

http://www.youtube.com/watch?v=DMNLJUKKNhQ

O Filabot é um conceito brilhante, levar o lixo comum de plástico em nossas casas, como garrafas de shampoo, etc embalagem do produto e usá-lo para reciclar em filamento para impressão 3D. Agora, por que não pensamos nisso?

Neste momento não há um monte de detalhes sobre coisas como o transporte ou preço, embora o inventor Tyler diz que eles estão prestes a enviar o primeiro lote de patrocinadores a qualquer momento. A única coisa que está claro é que este tipo de produto irá acontecer de qualquer maneira, se Filabot bem sucedida ou não.

Nós não ficaríamos surpresos de ver algo como isso incorporadas futuras impressoras 3D-se em poucos anos. Imagine a suas garrafas de refrigerante fazendo um lindo vasinho de plantas ou um funil para cozinha. Imagine quanto você economizaria icon biggrin Impressora 3D utiliza Plástico Reciclado para fazer Qualquer Coisa .

A economia não viria só do seu bolso, mas imagine o quanto economizaríamos em combustível só deixando de comprar uma bujinganga lá da China?

Fonte: DicasVerdes
Eu amo a Dayse, a mulher da minha vida

Avatar do usuário
Xevious
Administrador
Administrador
Mensagens: 433
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 2:01 am
De onde voce vem?: Da Singularidade
Gender:
Brazil

Re: Impressora 3D usando plástico reciclável

Mensagempor Xevious » Qua Mar 13, 2013 10:11 pm

Recicle você mesmo e fabrique você mesmo

Imagem
Acima, o Recyclebot, responsável por triturar os plásticos e gerar os filamentos adequados para as impressoras 3D (embaixo)

Meios de produção

Que tal substituir o "Made in China" por um "Feito por Mim Mesmo"?

Esse é o sonho da proposta "Era das Máquinas Livres", uma quarta revolução industrial em que cada pessoa poderá ter sua própria fábrica de qualquer coisa.

Recentemente listadas entre as 10 tecnologias que podem salvar a economia mundial da crise atual, as impressoras 3D prometem fazer de tudo, de orelhas artificiais para implantes até bases na Lua.

E, se o assunto é a democratização da capacidade de produção, o sonho agora ficou mais próximo da realidade.

Recicle você mesmo

Apesar de já existirem projetos de hardware livre de impressoras 3D, e sites como o Thingiverse, que disponibilizam um "universo de coisas" para serem fabricadas por qualquer um, a matéria-prima das impressoras 3D ainda precisa ser comprada.

Em lugar de tinta, essas impressoras fazem sua fabricação aditiva depositando camadas de filamentos plásticos derretidos umas sobre as outras.

O Dr. Joshua Pearce, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, está desenvolvendo uma forma para que cada um possa também criar a matéria-prima de sua impressora 3D em casa.

"Um dos impedimentos para uma disseminação ainda maior [das impressoras 3D] é o custo do filamento," justifica ele.

Todo o mundo tem frascos plásticos em casa, que nem sempre podem ser enviados para reciclagem devido à falta de sistemas de recolhimento.

Assim como "fabrique você mesmo", a ideia de Pearce é "recicle você mesmo" - neste caso, fabricar os polímeros que sua impressora 3D possa usar para fabricar qualquer coisa.

Reciclagem de plástico em casa

O projeto consiste em uma unidade de reciclagem de plástico, que os pesquisadores batizaram de RecycleBot, uma máquina de reciclagem que qualquer pessoa pode construir em casa.

O processo ainda não é perfeito, mas já consegue produzir filamentos de polietileno de alta densidade (HDPE) razoavelmente adequados para as impressoras 3D.

E isso consumindo apenas o plástico que seria jogado fora, e energia elétrica equivalente a 1/10 do custo dos filamentos 3D comerciais - 20 frascos plásticos produzem 1 quilograma de filamento, que atualmente custa entre R$60 e R$100.

Os pesquisadores agora pretendem miniaturizar sua unidade de reciclagem de plástico para viabilizar sua fabricação e uso domésticos.

Fonte: InovaçãoTecnológica
Eu amo a Dayse, a mulher da minha vida

Voltar para “Ecologia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante