Ekadasi, a história do dia de Ekadasi

Vamos conhecer melhor as Escrituras védicas.

Moderador: Margarida

Avatar do usuário
Margarida
Administrador
Administrador
Mensagens: 8146
Registrado em: Dom Mai 04, 2008 9:53 am
De onde voce vem?: Porto Alegre
Gender:
Brazil

Ekadasi, a história do dia de Ekadasi

Mensagempor Margarida » Ter Set 26, 2017 12:27 am

https://www.youtube.com/watch?v=yT7SVMa5hZ0

Vamos falar sobre o jejum mais antigo da história da humanidade: o Ekadasi (décimo primeiro em sânscrito), que acontece no décimo primeiro dia após as luas cheia e nova. Ele purifica o corpo, equilibra os chakras e limpa o karma negativo.

É fácil de fazer e os resultados são garantidos.

De acordo com a medicina Ayurveda, quando jejuamos o doshas (os ‘elementos’ do corpo) voltam ao equilíbrio, o fogo digestivo é potencializado, o corpo e mente são equalizados e voltam à normalidade.
Ganhamos leveza física, apetite rejuvenescido, pele saudável, disposição prazerosa, boa digestão e ao mesmo tempo: força e vigor.

O QUE PODE COMER NO EKADASI:
Todas as batatas, todas as abóbora, pepino, rabanete, abóbora, limão, abacate, azeitonas, coco, trigo mourisco. Todas as frutas (frescas e secas), todas as nozes. Óleos de coco, girassol e azeite puro de oliva. Açúcar (mascavo e cristal não refinado, da beterraba, demerara, de coco) - açúcar branco refinado não, pois nele há adição de farinha;
Leite fresco (o mais puro possível) - não de caixinha. Queijo, sem coalho nem glúten (ex. marca Quatá não tem coalho nem glúten), manteiga e ghee (a manteiga clarificada), margarina não pode.
Gengibre fresco, açafrão fresco, pimenta do reino preta, sal puro (de preferência de rocha).

NÃO PODE: Tomates, beringela, couve-flor, brócolis, pimentão, beterraba, pepino amargo, abóbora branca(loki), cabaça (parmal), toroi e kunli (Índia), aspargo, quiabo, aipo, salsão, flor da bananeira. Ervilhas, trigo, grão de bico e todos os tipos de grãos, produtos feitos de grãos (ex. tofu, tempeh, derivados de soja). Lentilha, grão-de-bico, arroz, fungos e champignon. Todos as folhas (ex. espinafre, saladas, couves) e ervas verdes como salsa, coentro, folhas de curry etc. Milho, cevada, farinha, massas, quinoa e todas as farinha feitas de grãos e feijões (arroz, grão de bico, trigo). Amidos de milho ou grãos e produtos fabricados com estes amidos, como bicarbonato de sódio, fermento em pó, refrigerantes, xarope de milho, creme, alguns iogurtes e pudins, certas variedades de creme de leite e queijo cottage, alguns doces e balas, esferas de tapioca, que vem misturadas com pó de arroz.

Este conteúdo é integrante do material apresentado pelo palestrante vedantista Claudio Nigro. Para contato, por favor, envie uma mensagem para assessoriaclaudionigro@hotmail.com.

Voltar para “Vedas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante