Mudar é possível?

Assuntos diversos que não se enquadraram noutras sessões.

Moderador: Margarida

Adi
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jun 10, 2008 3:30 pm

Mudar é possível?

Mensagempor Adi » Qui Dez 21, 2017 3:13 pm

Imagem

Auto conhecimento, a ferramenta da mudança na carreira profissional

Muitas são as variáveis responsáveis pelas mudanças que decidimos provocar. Porém tudo parte do auto conhecimento. O auto conhecimento é a chave capaz de abrir as portas que almejamos.

Devemos ter a capacidade de enxergar onde realmente deve ser alterado, caso contrário é ineficiente. Com a minha idade não muito avançada já vivenciei muitos giros de 360º. Por que me permiti desafios realmente complexos. Atualmente estou migrando da área de testes para área de desenvolvimento, e decidi compartilhar as fases do processo na jornada da busca pelo objetivo usando auto conhecimento.

1-Se observe:
Sempre temos como melhorar, se acreditamos que não há melhoria ou mudança disponível com certeza estamos estagnados. E se estamos estagnados. O que está nos prendendo na zona de conforto?

2-Identifique o problema:
Você talvez encontre facilmente alguns problemas que enfrenta. Basta verificar onde você não está obtendo os resultados que gostaria. Talvez sejam nítidos pra você, mas talvez não sejam. Em todos os casos, peça feedbacks. Esteja aberto a dar e receber conselhos e se mostre interessado em fazer parte do todo. E acredite, as pessoas mais próximas serão as que terão o conteúdo mais valioso e talvez surpreendente. Assim como você perceberá que muitas pessoas darão feedbacks parecidos.

3-Não se assuste:
É assustador quando elencamos os nossos desafios e parece que não vamos conseguir ou que não teremos tempo para tal.

Mas acredite, com esforço, estudo e organização conseguimos “quase” qualquer coisa. Por que quase? Veja o próximo item.

4-Seja realista:
Você não é um super herói e nem precisa ser. Você precisa apenas ser alguém com orgulho de sí mesmo e capaz de obter bons resultados no que constrói e participa. Um passo de cada vez e não atropele etapas. Organize seu tempo com inteligência, entenda as questões que elencou e verifique como chegar lá de forma que seu stress não te faça se sentir um fracasso durante todo o processo.

Acredite, o stress pode colocar tudo a perder.

5-Refresque a sua mente:
Somos um amontoado de influências, que digere a informação e traduz para nosso cenário da melhor forma. É necessário conversar com pessoas diferentes, ir a lugares diferentes, ter hábitos diferentes,ler livros diferentes e leia muitos,muitos artigos. Esteja atualizado. Precisamos ver as coisas sob outras perspectivas, caso contrário continuaremos sendo mais do mesmo digerindo os mesmos fatos.

6-Organize do seu jeito:
Não existe fórmula mágica, nem receita de bolo. Somos seres complexos com personalidades diferentes. Pense na forma mais agradável de se organizar. Já usei até metodologia ágil para meus temas de estudo. Com trello, sprints , review e minha própria plainning.

Use sua criatividade dentro do método de organização que você se identifica. E teste. Assim como os processos dependem do produto final e da equipe, com você será a mesma coisa. Talvez você entenda depois da 5a tentativa qual a melhor forma. Ou talvez seja realmente necessário trocar a forma de aprender e se organizar dentro dos seus temas de estudo e ou mudança dependendo do nível de complexidade que avança.

E nunca se esqueça: “Objetividade”. Procure visualizar realmente qual o objetivo. Isso lhe ajudará na organização. Ter bom currículo é importante, mas será que no final de todas essas mudanças você conseguirá entregar valor? Se sua resposta for “não”. Refaça seus tópicos e organização.

7-Não esqueça da psicologia:
Talvez sua mudança seja exatamente em algum âmbito da psicologia, talvez seja puramente técnico. Não importa.

Sua mente estará sendo constantemente testada durante o processo de mudança. Você precisará manter sua mente apta. Consultas em psicólogos nunca são demais. Caso sinta necessidade procure a linha de sua preferência e experimente.

Coloque obrigatoriamente algum tema da psicologia nos seus tópicos de aprendizado. Como por exemplo: Inteligência emocional.

Procure um livro de psicologia ou auto ajuda que lhe agrade, e sempre que possível procure ler. É bem possível que te ajude mais do que imagina.

8-Saiba usar seu tempo:
Tente exterminar atividades que te fazem especialista em coisas inúteis. Quanto tempo falta para você virar um Outlier em algo inútil ou nada construtivo?

Entenda que todo tempo procrastinando é menos tempo chegando ao seu objetivo. E sempre reforce mentalmente o quanto será bom você ter orgulho de sí mesmo. Este é o ponto mais importante. O amor próprio, auto estima e confiança alcançados a cada pequena conquista. E conseguir olhar pra trás e perceber que você é capaz de coisas complexas e talvez de tudo que você sonha. (Talvez, por que se você pode ser preso com o que sonha, é um problema).

9-Seja feliz:
Cuide de você mesmo. Procure se alimentar de forma saudável e praticar exercícios ou algum esporte que você gosta. Corpo e mente precisam andar juntos.

Se auto motive, use algo que durante o processo te lembre constantemente o quanto você tem evoluído. Alcance pequenos resultados.

Seja positivo, se rodeie de pessoas que você ama e que te querem bem. Mesmo que seja aquele vizinho dos seus pais que você não fala a anos. Acredite, pessoas que nos trazem algo positivo são muito mais eficientes do que uma cartela de Dorflex.

Faça atividades que você gosta mas sempre inventa uma desculpa para não fazer. Você perceberá que seus novos hábitos além de te deixarem mais próximo de uma mudança positiva, te farão também fazer atividades de lazer que antes não conseguia.

Entenda que estamos em constante aprendizado. Tenha o viés de enxergar as coisas como: “Acertos ou aprendizados”.

10-Compartilhe conhecimento:
Faça a roda girar. Esteja aberto e ajude outras pessoas assim como muitas a ajudaram. Assim como eu estou fazendo.

Eai, prontos?

Referências:

Outlier: Teoria que define que viramos especialistas com 10 mil horas de prática em um tema. https://g.co/kgs/urWJtY

Inteligência emocional: Teoria que define que aspectos emocionais são tão importantes quanto q.i : https://books.google.com.br/books?isbn=8539001918

Voltar para “Notícias e Conversa livre”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante